O toldo cortina é o modelo ideal para a proteção de ambientes contra o vento gelado, chuvas repentinas e sol, diminuindo a temperatura interna do local.

Esse tipo de toldo transforma ambientes como varandas, churrasqueiras e áreas da piscina, deixando-os agradáveis, oferecendo conforto, sem a necessidade de novas construções que impeçam os problemas com a mudança do tempo.

A instalação é extremamente fácil e ágil, com possibilidades de deixá-lo aberto em vários estágios de altura, dependendo da necessidade no momento.

Existe um redutor, também conhecido como maquininha, que tem a função de descarregar a lona do cilindro, com o auxílio de uma manivela ou cordão.

São geralmente são estruturados com perfis nas opções aço carbono ou alumínio, com acabamento em esmalte poliuretano ou eletrostático.

A estrutura da parte inferior serve para manter a lona armada, como também servir de apoio para alguns suportes de travamento ao piso ou mureta, a fim de evitar que a mesma fique sacudindo em dias de ventos fortes.