As telas mosquiteiras são extremamente importantes para locais de clima tropical, pois impedem que mosquitos e outros insetos ou bichos voadores passem por portas e janelas.

Elas protegem a família contra os mosquitos e pernilongos, evitando o incômodo de ruídos e picadas, e deixando o ambiente mais seguro e tranquilo.

Podem ser instaladas em portas, janelas ou varandas, e além de aumentar a segurança, garantem que o espaço possa ser utilizado mesmo em dias de verão, mais quentes e úmidos, quando os mosquitos surgem em maior quantidade.

Normalmente são feitas em poliéster, utilizando o velcro para fixação, sendo que a instalação é bem simples, e pode ser feita pelo próprio morador, adesivando a parte correta à parede.

Já no caso das portas, é necessário que a tela se mova para que a passagem fique liberada, e é importante fixá-la em um apoio de madeira, que pode ser pivotante ou de correr. Assim, mesmo quando a porta estiver aberta, evita a entrada de insetos.

A opção da tela branca é a mais clássica, utilizada comumente em espaços residenciais por não impedir a vista, nem a entrada da luz.

A versão preta corta um pouco a luminosidade, devido à malha fina que impede os insetos de entrarem, mas também garante um pouco mais de privacidade.

As opções de metal são mais duráveis, já que o material cede menos que o poliéster e acumula menos sujeira, e ficam muito bem em ambientes externos como quintais e jardins.