Os xales são tecidos que sobrepõem as cortinas, com um toque especial, garantindo elegância ao ambiente, seja ele clássico ou contemporâneo.

São usados desde o século XV, quando o comércio começava a se expandir entre o ocidente e o oriente médio, e com o passar dos anos, não demorou a surgirem os primeiros xales na França e ao redor da Europa.

Existem várias formas de se utilizar o xale, dependendo do gosto e da personalidade de cada um.

- Xale Lateral

Os xales em posição lateral funcionam como molduras para as cortinas. Você pode optar por deixar o xale de um lado só ou dos dois lados. Geralmente é confeccionado em uma cor mais escura do que a cortina que fica por baixo.

- Xale Central

Outra opção também é o xale central, deixando os cantos da cortina à mostra, que é ideal para cortinas que não serão abertas o tempo todo. É uma boa opção para ambientes pequenos, onde as cortinas são mais estreitas.

FORMATOS

- Xale em corte reto solto: Tratas-e do tecido apenas pendurado no varão da cortina e solto até o chão. Este formato é bastante utilizado em cantos de paredes onde as cortinas se encontram. Também pode ser utilizado somente o xale, sem a cortina base, nas laterais de janelas pequenas;

- Xale em corte reto preso: Preso na metade, como se fosse um rabo de cavalo. Para este formato, existem duas variações, que são o xale preso firme e o xale preso leve que fica curvado na parte interna da cortina, remetendo aos tempos antigos. O preso firme é o xale sem curvas, em formato de triângulo até o cordão;

- Xale em corte irregular: É o corte do tecido já em formato curvado, quando não há necessidade de prender o xale, pois ele solto já ficará no formato desejado.

Um dos acessórios para os xales são as franjas, que é possível encontrar nos mais variados tipos e acabamentos. Elas são usadas nas extremidades dos xales para cortina, trazendo um nível maior de detalhe.

A fita galão é uma faixa de tecido que pode ser usada para prender o xale na cortina. Existem fitas galão bordadas, pintadas, desenhadas, ou em uma única cor.

Você pode tentar combinar as cores da sua maneira, mas o ideal é deixar isso para um profissional. Afinal, se você fizer uma combinação inadequada, pode prejudicar toda a aparência do seu ambiente.