O varão já é muito utilizado como suporte para cortinas por conta da praticidade que oferece e acabou substituindo os trilhos simples de alumínio.

O substituto moderno do trilho de alumínio é o trilho suíço, um modelo mais bonito, que não precisa ficar escondido e é usado especialmente em cortinas que vão até o teto.

As cortinas que utilizam o varão podem ser feitas com ilhós, argolas, lacinhos ou passabarras, sendo que todos modelos são mais práticos do que os usados em trilho.

A instalação do varão é prática, seja ele simples ou duplo, pois só vai precisar de um suporte de cada lado e talvez um no centro, dependendo do tamanho da janela.

Existem inúmeros modelos de suporte para cortina com varão, como para cortina cromado na sala de estar, de pressão para cortina da cozinha, suporte duplo para cortina nos quartos, entre outros, que satisfazem todos os estilos de decoração, do clássico ao mais moderno.

Observe também quanto a necessidade da grossura do varão, pois o varão com um diâmetro mais grosso é ideal para decorações mais rústicas, enquanto os fininhos são para estilos de decoração mais sofisticados e delicados. O segundo fator é com relação ao peso total do tecido da cortina, pois o varão deverá conseguir suportá-la sem envergar.

Se ainda tiver dúvidas na hora de decorar, converse com um profissional especializadp para garantir a escolha ideal.