O estilo provençal surgiu no sul da França, na cidade de Provença, por volta do século XVI.

Mistura elementos românticos, rústicos e sofisticados, e sua característica é marcada pela presença de flores, tons claros e objetos delicados e suaves.

Uma cortina de estilo provençal pode ser confeccionada tanto em tecidos lisos quanto  floridos ou até xadrez, mas deve ter referência à vida bucólica e tranquila do campo. Lacinhos, fitas e detalhes para prender as cortina são fundamentais nessa composição.

Móveis delicados, pintados na cor branca e com detalhes entalhados com nuances românticas são essenciais para complementar a decoração de um ambiente provençal. Uma dica é apostar em almofadas floridas e nas cores suaves para adornar colchas e poltronas, que farão a combinação perfeita com a cortina para quarto provençal.

O quarto de bebê provençal é um dos mais apreciados pelos pais, no momento de escolher o visual do ambiente que receberá um bebezinho em seus primeiros dias e meses de vida.

A cortina para quarto provençal deve, preferencialmente, ser confeccionada na cor branca e pode conter detalhes florais ou inspirados na natureza, sendo que o voil é o tecido mais indicado.

Os cômodos com características provençais podem combinar ou não com o restante da casa, porém é importante balancear os móveis e os objetos de decoração de modo a criar um ambiente harmônico e sem exageros.