As cortinas são ítens decorativos indispensáveis em um ambiente, pois além de oferecer um toque mais charmoso à decoração, a peça é responsável por promover privacidade e bloquear a entrada de iluminação natural.

Para complementar o visual e deixar o ambiente mais sofisticado, aposte no cortineiro de gesso, que vem conquistando cada vez mais o seu espaço em projeto de interiores e são ótimos para disfarçar imperfeições.

Existem diferentes tipos de cortineiros no mercado, como os de gesso iluminado, de gesso embutido, com molduras e tantos outros, que sempre vale a pena conhecer, para valorizar ainda mais os espaços de sua casa.

Moderno, o modelo embutido é um dos mais utilizados em projetos de interiores, e é caracterizado por um vão entre o forro de gesso e a parede em que o varão fica escondido, dando a impressão de que a cortina está saindo de dentro do teto.

O cortineiro de gesso sobreposto é marcado por estar abaixo do forro, ficando visível e escondendo o trilho da cortina. Este modelo pode ser liso ou desenhado, criando composições lindas e sofisticadas.

Tanto no modelo embutido quanto o sobreposto, você pode acrescentar uma iluminação especial, que oferece um visual ainda mais charmoso e elegante ao ambiente, além de destacar a cortina. Com a iluminação indireta, o espaço ganha mais conforto e aconchego.

Quando for escolher o melhor modelo para sua casa, saiba que é importante que o gesso esteja bem adaptado ao comprimento da janela. A profundidade mínima indicada, é de 15cm na distância entre a parede e o forro. Quanto ao espaçamento lateral, a indicação é de que estejam distantes de 10 a 20cm da janela, para que o trilho seja bem encaixado.

Com uma linda cortina e o cortineiro da sua escolha, seu ambiente ficará lindo e exclusivo.