É necessário muito cuidado na hora de escolher as cortinas para um hotel ou pousada, pois a cor, o tecido, o tamanho e o tipo de cortina depende muito do ambiente a ser decorado.

Tudo deve ser avaliado, pois a cortina deixou de ser um mero objeto de decoração, fazendo parte de todo o conjunto para tornar o ambiente cada vez mais agradável e funcional para os hóspedes, nunca esquecendo da privacidade.

Além de decorar, as cortinas têm o papel de oferecer uma claridade acolhedora e ao mesmo tempo escurecer o ambiente para um sono mais tranquilo,  e tudo isso passa a ser um enorme diferencial na hora de escolher onde se hospedar.

Um dos detalhes imprescindíveis para uma composição harmoniosa é saber qual a proposta do estabelecimento hoteleiro, se ele busca por uma decoração de estilo clássico, rústico, romântico ou contemporâneo.

Se a intenção é utilizar cores fortes nos elementos decorativos, ou até mesmo nas almofadas e outros acessórios, a dica é trabalhar com tons neutros, que permitam mais liberdade e facilidade na composição geral das peças coloridas.

Nesse caso, a indicação é utilizar o branco, creme, bege, que são cores agradáveis e não entram em conflito com a decoração do ambiente, deixando o espaço em perfeita harmonia.

Se a proposta do local é deixar o quarto com bloqueio de entrada de luz, a dica é utilizar cortinas black-out.

O mais importante é escolher uma empresa séria e experiente para executar o trabalho, pois a qualidade do produto deve ser o primeiro ítem a ser levado em conta. Nada adianta ser tudo lindo e numa primeira lavada, encolher, desbotar, dentre outras ocorrências desagradáveis.