As pessoas não costumam usar cortinas nas cozinhas, porém elas são ótimas opções, principalmente pelo fato de ser um ambiente onde se prepara as refeições, e elas servem para separar o cheiro dos alimentos do ambiente, além de proporcionar privacidade.

As cozinhas americanas são muito modernas e sofisticadas, desta forma, pedem cortinas no mesmo estilo, sendo que as persianas podem ser uma ótima forma de decoração.

Uma questão para se pensar quando estamos falando de cortinas para cozinha, é o comprimento, sendo que as cortinas mais curtas vão permitir uma maior entrada de ar e luz no seu ambiente, já as cortinas mais longas são mais clássicas e charmosas.

Para um ambiente mais rústico, pode-se utilizar as cortinas nos balcões da pia, combinando com as da janela, que fica muito lindo e charmoso.

Como a cozinha é um ambiente de trabalho, deve-se dar atenção à segurança e à funcionalidade, devendo se escolher uma cortina que seja prática, de fácil manuseio para instalar, retirar e lavar, e que seja leve, bonita e elegante.

Ela deve ser confeccionada com tecidos leves e fáceis de serem lavados e passados, já que estará sujeita à umidade e à gordura, quase sempre presentes neste ambiente da casa.