Uma das características do blackout nas cortinas, é que são feitos a partir de um material mais espesso, que ajuda a vedar a entrada de luz nos ambientes, principalmente durante o dia, quando a incidência da claridade é maior.

No período da noite, faz com que a luz artificial atinja todo o seu potencial, pois bloqueia a iluminação que vem de fora, fazendo com que temperatura seja controlada.

Além de controlar a incidência de luz e temperatura, a cortina blackout também é um acessório de decoração, pois cria um clima de aconchego, deixando o local muito mais bonito.

Existem diferentes modelos e cores de blackout para combinar com qualquer tipo de cortina, se adequando a todo estilo de decoração.

A utilização do blackout também proporciona um ambiente mais intimista, ideal para o quarto, que é um dos cômodos da casa que mais requer privacidade. Sendo assim, ela pode ser uma ótima opção para quem mora em apartamentos, nos quais as janelas ficam em frente às vizinhas.

Além de ser uma peça funcional e ao mesmo tempo decorativa, oferece outra vantagem que é a durabilidade, pois como são feitas de tecidos mais grossos e resistentes, costumam durar muito.

As cortinas com blackout são também recomendadas por médicos, pois além de bloquear a passagem de luz, protege da radiação nos quartos, protegendo sua família do calor e raios solares.