A condensação que se forma nas janelas, principalmente no inverno, pode causar mofo, apodrecimento da madeira e outros transtornos.

Para evitá-la, é preciso controlar os níveis de umidade do imóvel, gerenciar a temperatura e a circulação de ar, e manter o ar frio fora do local.

O higrômetro é um dispositivo que mede os níveis de umidade do ar, e acompanhar esse nível, pode ajudar a interromper essa formação de condensação. Valores de umidade abaixo de 35% e acima de 60% podem ser prejudiciais à saúde.

Os exaustores e saídas de ar podem ser ótimas maneiras de reduzir a umidade do local, sendo também importantes para alguns cômodos e eletrodomésticos que produzem umidade.

Agumas dicas podem ajudar:

- Ligue os exaustores do banheiro quando estiver tomando banho, e deixe-os ligados por pelo menos 20 minutos depois.

- Use exaustores na cozinha quando estiver cozinhando, e deixe-os ligados por pelo menos 15 minutos depois de terminar.

- Sua secadora de roupas deve jogar o ar para fora de casa, quando estiver operando.

- As lareiras a gás precisam de uma chaminé que leve o ar para fora, portanto, deixe sempre o abafador aberto, quando estiver com a lareira acesa.

- Leve as plantas para fora sempre que possível, pois elas produzem umidade e podem piorar a situação, se ficarem dentro de casa.

- Pendure as roupas para secar do lado de fora para evitar que a água evapore e aumente a umidade do ar de dentro. Se não tiver outra opção a não ser pendurar as roupas dentro de casa, deixe-as em um cômodo bem ventilado e abra uma porta ou janela.

- Feche as portas ao tomar banho e cozinhar, pois alguns dos maiores contribuintes para a umidade da casa, são os chuveiros, banheiras e a cozinha.

- Use tampas ao cozinhar, que é outra ótima maneira de conter a umidade enquanto você cozinha.

- Desligue os umidificadores se extiver com grandes problemas de umidade nas paredes também.

- Mantenha a casa na temperatura certa, que é importante para controlar a condensação. Durante os meses mais frios, use o aquecedor para elevar a temperatura, especialmente se os níveis de umidade aumentarem demais.

- Instale janelas reforçadas, que vai aumentar a eficiência energética da sua casa, fazendo com que você economize dinheiro com as contas de luz.

- Abra as portas e janelas para diminuir a umidade da casa e aumentar a ventilação e a circulação. Para garantir a eficiência da ventilação, abra as janelas dos lados opostos do mesmo cômodo para que o ar atravesse o local.

- Abra as cortinas e persianas nos dias ensolarados, para permitir a circulação de ar pelas janelas, o que secará a umidade e fará com que a condensação pare de se formar.

- Use os ventiladores de teto, coluna e giratórios, que são ótimos para fazer o ar circular na casa. Eles não só ajudarão a diminuir a umidade, mas também vão distribuir o ar quente de maneira mais uniforme no inverno, e fornecerão uma brisa refrescante no verão.